segunda-feira, setembro 27, 2010

"Lúdicas Latas"


Há para aí algumas editoras a fazerem réplicas de tudo e mais alguma coisa, é o caso da “RBA” ou da “Planeta Agostini”, o que me faz afirmar que existe efectivamente um mercado da “saudade”, ou, melhor, para não ferir o Teixeira de Pascoaes, um mercado de nostalgia.
Não digo que seja uma coisa negativa, apanágio exclusivo das “Cadernetas de Cromos” do Markl, mas algo que será, ou já é, alvo de estudo sociológico porque se trata de um fenómeno digno de analisar com a lupa da ciência.
Este fim-de-semana, com um conhecido jornal português (o de maior tiragem a nível nacional), saiu um suplemento com uma réplica de um brinquedo de lata antigo. É uma miniatura de um “Bugati” (parecido àquele que foi encontrado no fundo de um lago italiano o ano passado e leiloado a preços exorbitantes) da “Payá”, uma conhecida marca de brinquedos espanhola do século passado. De facto, trata-se de uma peça de coleccionismo interessante esteticamente, mas de má qualidade. Tal não se deve ao material de que é feito, mas sim aos acabamentos que atraiçoam esta marca que, afinal, traz gravado na lata “made in China”.
Mas, dado que o fascículo não superava os dois euros, não se pode pedir milagres a uma “lúdica lata” que, anos atrás, fazia as delícias dumas poucas crianças que podiam aceder a este tipo de brinquedos… Vale o que vale, mas não se lhe pode retirar esse mérito histórico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Era uma indústria familiar de latoeiros, os Payá, de Ibi, na província de Alicante.

Este blogue é do filho de Raimundo Payá Rico, e é dedicado a brinquedos de folha de lata de Ibi:

http://juguetesantiguosdeibi.blogspot.com/

Eu tive alguns deles, mas infelizmente não os conservo.