terça-feira, setembro 07, 2010

Zen e a Arte do Tiro com Arco - Eugen Herrigel

Na feira do livro de Santa Cruz abasteci-me de várias leituras que espero poder fazer nos próximos tempos. O que é certo é que cada vez opto por livros mais sintéticos nos quais penso que poderei encontrar coisas do meu interesse.
Este é um dos que me despertou atenção. Estou quase a terminá-lo e com a sensação "zen" que cada vez entendo menos esta filosofia...
Talvez seja essa a sua verdadeira essência, "um não entender"...
Apesar de ter quase 50 anos é uma verdadeira obra sobre o tema e não um embuste tipo "Osho" que os movimentos "New Age" nos tentaram impingir.


Excerto da obra
«Neste livro admirável, o Professor Herrigel, filósofo alemão que veio para o Japão e exercitou a arte do tiro com arco para compreender o Zen, concede-nos um relato esclarecedor da sua própria experiência. A sua maneira de se expressar aproximará o leitor ocidental daquela singular e aparentemente inacessível forma da vivência oriental.»

«Um dos aspectos mais significativos na prática do tiro com arco - e em qualquer outra arte praticada no Japão e provavelmente também noutros países do Extremo Oriente - é o facto de não ter quaisquer propósitos utilitários, nem se destinar à pura fruição estética. Na verdade, representa um exercício da consciência, com o objectivo de a pôr em contacto com a realidade última. Assim, não se pratica o tiro com arco no mero intuito de acertar no alvo, nem se maneja a espada com o fim de vencer o adversário; o bailarino não dança apenas para executar um movimento rítmico: acima de tudo pretende-se harmonizar o consciente com o inconsciente.»

1 comentário:

Carmen Mesa disse...

Olá Luís!

Em pesquisa, na tentativa de encontrar o livro "Zen e a Arte do Tiro com Arco" disponível para comprar, encontrei o seu blog. Precisava de adquirir este livro e gostava de saber se o Luís teria interesse em vender-me o livro ou se poderia emprestar-me por um curto período de tempo.

Muito agradeço a atençao,
Carmen Mesa