quarta-feira, março 14, 2018

Dias

Apesar da sua escassa idade, apenas sete anos, o meu filho mais velho hoje perguntou-me porque é que os dias passam tão rápido. Nem me sou capaz de lembrar o que lhe respondi, mas sei que respondi. Não lhe minto, quanto muito posso ocultar-lhe informação irrelevante para ele aprender a fazer ainda mais perguntas e encontrar, ele próprio, as suas respostas. Porém, ao ouvir esta sua afirmação, em forma de questão, sobre a rapidez dos dias, fiquei triste. Por que motivo as crianças têm já, desde tão tenra idade, de ter estas noções de rapidez do tempo, quando, elas próprias, não têm noção da essência do tempo? Penso que que não têm. Desejo eu que não tenham...

A essência do tempo tem uma baliza biológica, de entendimento na carne e compreensão, ou desgosto, no intelecto, contudo está impregnada de natureza, de ciclos, erroneamente manipulada para nosso bel-prazer. Só me restou dedicar-lhe tempo como minha resposta verdadeiramente consciente.

Sem comentários: