quarta-feira, junho 27, 2018

Uma nota que deixei na Universidade de Évora sobre o U-Bike (14/VI/2018)

Participação do alumnus Luis Leal no lançamento do projeto U-Bike UÉvora
O alumnus da Universidade de Évora, Luis Leal, docente no IES Rodríguez Moñino de Badajoz esteve no lançamento do projeto U-Bike e deixou-nos um testemunho:
"Voltei ao Colégio do Espírito Santo com as palavras de Marc Augé a encadearem-se nas minhas. Não posso falar de Évora sem falar da Universidade de Évora, tal como não posso falar da bicicleta sem falar da minha infância, do descobrimento do meu corpo, o explorar o espaço e o tempo, conhecer os meus limites e os de mais além.
As universidades e instituições de ensino do interior são um pouco como as bicicletas, criam grandes coisas a partir de quase nada e sem muitos mais recursos que as próprias pernas. Assistir à Universidade de Évora apostar na mobilidade sustentável, com o arranque do projecto U-Bike, é um acto de resistência, não só aeróbica por parte de quem dá ao pedal, mas também à velocidade e ao excesso da era em que vivemos.
Acredito que andar de bicicleta não se esquece, tal como todo o honesto conhecimento adquirido ao longo da vida. “E qual o porquê dessa crença?” pergunta uma voz alheia a mim. Talvez porque parte do que sou viveu e formou-se aqui."

Sem comentários: