sexta-feira, outubro 27, 2006

O quarto... O único político!

Na última quarta-feira assisti ao debate em torno do programa "Grandes Portugueses". Vi com bastante entusiasmo o debate e devo dizer que chegou a altura de colocar o único político, que na minha opinião, foi um grande português. Antes de o divulgar quero aqui referir que o nome de Salazar não irá constar na minha lista! E nem podia deixar de ser, visto que foi um político que durante quarenta anos censurou opiniões e prendeu homens por terem uma opinião diferente.
Apesar de não viver na época contam-me estórias das atrocidades cometidas nesse tempo, e também não posso esquecer a alegria estampada no rosto quando se deu a revolução de Abril. Certamente que felizes os portugueses não viviam para extrapolarem tamanha felicidade com os cravos na mão.
O debate foi intenso e, de facto, os portugueses levam demasiado a sério esta temática. Foi engraçado vislumbrar o entusiasmo com que se debatia, porém não passa de um programa de entretenimento ao qual eu me associei apesar de ainda não ter votado. Não votei e não voto uma vez que a escolha é deveras difícil. Tal como disse a Lídia Jorge este programa serve para nós alcançarmos a mitologia.
O polítcio que penso ser um dos nomeados será o Dr. Francisco Sá Carneiro. Apesar de não ter vivido um único dia como sendo seu "súbdito" pareceu-me, perante relatos históricos, ser um político sério e competente. Seriedade e competência é algo bastante difícil em política e perante a história Sá Carneiro foi um político bastante competente. Podem discordar comigo mas fazendo uma resenha histórica foi o que me saltou mais à vista. Talvez Portugal estivesse melhor ou mesmo pior isso não se sabe, apenas e talvez num outro Universo quântico onde ainda poderá estar vivo.

5 comentários:

Luis Leal disse...

Com todo o respeito pela classe, na minha lista não incluo nenhum político. Pensei no Merquês de Pombal, mas nem esse... Um abraço.

Ricardo Barbosa Paredes disse...

Eu vou ficar por aqui Luís. De facto é muito injusto esta votação! Vou arrematar dizendo que todos nós somos afinal grandes portugueses. Podia, de facto, ter colocado o Marquês de Pombal e mesmo o Afonso Costa... Lembrei-me de Sá Carneiro mais pelo facto de ser recente e portanto existirem documentários assim como pelos relatos que me contam. Que ganhe o melhor! Tentei ser o mais democrático possível. Abraços!

Luis Leal disse...

Também acho que é uma tarefa muito difícil! Não consigo pensar a não ser no colectivo, aquilo que nos define como nação... mas, devo dizer-te, que foi um contributo muito importante o post sobre o Sá Carneiro. Sabes que este é o nosso espaço de divagação...
Aquele abraço! Estou a recuperar da operação ao pé e a tentar vencer o tédio... sinto falta de tirar fotografias, pois agora, até tirar os pontos nem de muletas posso andar muito!

Ricardo Barbosa Paredes disse...

Mais uma vez Luís desejo-te as rápidas melhoras! Para o ano vai haver outra vez desporto de aventura em Ferreira do Zêzere? Tens de recuperar!
Abraços! Vou contar brevemente uma estória que se passou na doca de Matosinhos!Os pescadores também são grandes portugueses! Acredita.

Puntos de vista y ... nada más disse...

Acho que a profissão que menos deveria aparecer entre os GRANDES PORTUGUESES é a dos políticos.

Eu fico com Zeca Afonso: Uma pessoa do povo, com muita arte e que foi capaz de transformar.