segunda-feira, julho 26, 2010

Dia dos avós...

Já inventam dias para tudo, ora é o dia dos namorados (um americanada típica do consumismo do capitalismo selvagem de balões e idiotices em forma de coração...), o dia do pai, da mãe, do animal, do pão, do periquito da Amazónia, etc... até que chegamos ao dia de hoje, 26 de Julho, o dia dos avós.
Não deveria haver necessidade para que se instituíssem dias para que nos recordemos do que ser que seja, mas já que somos capazes do pior e, também, do melhor, o ser humano honra o seu passado (às vezes a vegetar num banco qualquer à espera do fim) sem esquecer que pode fazer uns trocos à conta disso.
Vamos esquecer esse lado mais comercial destas efemérides e aproveitemos para lembrar estes que também fazem parte do que somos (nem que seja de maneira meramente genética)...
Por acaso até tive acesso a uma foto do meu avô Ventura, o primeiro ferroviário a contar da direita à janela da carruagem, que tantos comboios fez chegar ao seu destino, fazendo jus ao seu labor de agulheiro. Eu era o seu "pinguim" e pouco privei com ele, mas deixou-me uma grande herança... o orgulho do Caminho de Ferro!!!

Justificar completamente

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois,
Eu soube que existia o dia dos
avós porque encontrei em Portugal um postal que falava nisso e que por acaso guardo com muito carinho.
Aliás, está na minha secretária.
Eu também detesto esses dias "de" que são só para o consumo.
Vivam os avós!!!

Pedro L. Cuadrado disse...

Eu acho que cá em Espanha não existe esse dia. Subscrevo a opinião do leitor anterior. Rua com esses dias para o consumo (ou agora não com a crise? ai!)