domingo, setembro 16, 2018

«Nossa Senhora da Piedade» e «Silêncio»

Os ex-votos e a tradição da Senhora da Piedade foram relembrados pela publicação de um livro da minha amiga Tânia Morais Rico, uma eborense, do meu bairro, que actualizou a fé de muitos elvenses nessas páginas. Estive lá e fiquei orgulhoso de a Senhora da Saúde zelar pela história das devoções da raia.
À noite, impôs-se o «Silêncio» de Shusaku Endo adaptado à sétima arte pelo Scorcese. Sebastião Rodrigues, esse jesuíta interpretado pelo Andrew Garfield, foi o último padre no Japão. Francisco Xavier - a quem devo o nome do meu filho mais novo - usara o vocábulo japonês de sol para poder traduzir a noção de Deus ao povo japonês. Não são o mesmo e Shimawara encarregou-se de o confirmar, relegando para os resíduos da história nipónica uma qualquer presença do cristianismo português ou espanhol.
«Silêncio» esteve à altura da homenagem que o realizador propôs, à cristandade japonesa e aos seus padres, porém, para mim, teria sido uma obra perfeita se o inglês não tivesse corrompido esse «Silêncio» que eu ouvia na minha língua...
Andrew Garfield in "Silence"

Sem comentários: