terça-feira, outubro 16, 2018

"A lua na minha janela" - Ryokan Taigu

Diz a lenda que Ryokan Taigu (1758-1831, eremita dedicado à poesia e à caligrafia japonesa, considerado um dos melhores calígrafos da história), uma noite um ladrão entrou em sua casa, mas, depois de ter dado volta ao local, nada de valor encontrou para furtar. Taigu, ao dar de caras com o meliante, disse-lhe: "Não deveria de sair daqui sem nada. Leve de presente as minhas roupas".
O ladrão instintivamente aceitou e saiu. O monge sentou-se nu e, enquanto olhava pela janela para o céu limpo e estrelado dessa noite, pensou: "Pobre desgraçado, quem me dera ter-lhe oferecido esta linda lua.".
Antes da noite transformar-se em dia, Ryokan Taigu, munido de pincel, papel e tinta, escreveu este haiku:

o ladrão esqueceu-se do mais importante:
a Lua
na minha janela  

"A lua na minha janela" - Ryokan Taigu (autor desconhecido)

Sem comentários: