sábado, dezembro 01, 2018

Dia 1 de Dezembro e o 1° Presépio (contagem decrescente para o Natal)

Ver o Natal brilhar nos olhos dos meus filhos faz-me fazer um esforço por recuperar a época natalícia da minha infância. Longe do consumismo do século XXI, fazer o presépio e a árvore de Natal em casa dos meus pais marcava a contagem decrescente para o dia 25 de Dezembro. Lembro-me do primeiro pinheiro artificial que tivemos (acabou em casa dos meus avós) e das figurinhas do presépio que a minha mãe foi juntando ao longo dos anos. Ir ao musgo, procurar essa relva em miniatura, era uma tarefa que significava estar quase a chegar a celebração do nascimento do Menino Jesus. O presépio fez-se, durante anos, no lugar da lareira onde não a acendíamos e que só mais tarde teve salamandra. Retirávamos a caixa de Skip dos meus brinquedos e a braseira de cobre de decoração para, durante mais ou menos um mês, erguermos uma aldeia cujos lagos eram fragmentos de espelhos, a vegetação musgo da quinta ou do descampado em frente de casa, e a neve, essa precipitação que só viria a conhecer bem gaiatão, eram dedos polvilhados de farinha. Por entre pastores, rebanhos, Leonores a irem à fonte, poços em colinas e pontes em água estagnadas a refletirem a minha inocência, lá foram Playmobiles, Legos, GI Joes e até o He-Man e o Skeletor, junto aos Reis Magos, adorar o recém-nascido salvador.
Verdade que o presépio da minha meninice foi guardado nessa caixa de lata azul e foi subtraído, acho eu, para casa da minha irmã. A minha mãe tem vários presépios nas vitrines da sala de jantar. Herdou esse gosto da infância que só nos últimos anos pôde consolidar. Mas o seu humilde presépio, o primeiro, teve três infâncias: a dela, a da minha irmã e a minha.
Hoje, com um presépio «Made in China» e musgo virado a norte no nosso campo aberto à infância dos nossos filhos, fizemos o nosso primeiro «Portal de Belén» n'Acourela. Para eles, como para mim, as figurinhas pouco diferem da bonecagem com que brincam, porém o acto é simples e solene. Só se faz uma vez ao ano. Mais do que nascer, pode ser que signifique um renascer. Um pouco melhor, um pouco mais puro, um pouco mais criança.

Presépio d'aCourela do Alentejo

Sem comentários: