quarta-feira, setembro 01, 2021

"Salgueiro Maia" por Moisés Cayetano

Salgueiro Maia por Moisés Cayetano

Gostava de poder escrever mais sobre o que leio, mas as minhas 24 horas não mo permitem e, pouco a pouco, vou aprendendo a lidar com as minhas limitações. No entanto, desde há uns meses, que devo umas palavras de agradecimento ao meu caríssimo Moisés Cayetano Rosado que, como outras vezes, me prendou com a sua obra, com o seu legado como investigador, homem de cultura e ser humano sensível ao que costumo pensar como “lírica da nossa intra-história”. 
Moisés Cayetano, para além de grande defensor e promotor do património material e imaterial da nossa “rai(y)a”, recuperou para a historiografia da nossa península a figura de uma personagem singular através da publicação, tanto em Espanha como em Portugal, de Salgueiro Maia – Das Guerras em África à Revolução dos Cravos (Fundación CB e Edições Colibri). Tive o privilégio de receber do autor a edição espanhola ainda nos resquícios de Abril do presente ano (que fui lendo com gosto, recordando e aprendendo, mas com interrupções de afazeres inadiáveis), contudo, ontem, ao visitar os meus pais, alheios ao facto de o seu filho conhecer pessoalmente Moisés Cayetano, fui por eles obsequiado com a versão portuguesa prefaciada por Marcelo Rebelo de Sousa. 
Já tive oportunidade de dissertar, quer em português, quer em espanhol, sobre o “nosso capitão”, sobre como o seu legado de “herói simples e próximo” (bem lembrado por Cayetano Rosado) marcou a forma como concebo a liberdade, a democracia e a responsabilidade individual, mas receber este belo livro em mãos destas pessoas é de uma grande importância para mim. A geração de Moisés Cayetano e dos meus pais merece esse reconhecimento, merece a minha gratidão. Eles conheceram as ditaduras peninsulares e, à sua maneira, lutaram por nos educar em liberdade.
Obrigado Moisés (gostava de te ter agradecido há mais tempo) e “gracias” mãe e pai, por sempre nos lembrarem a importância do que nos trouxe o 25 de Abril. 

Sem comentários: