segunda-feira, dezembro 21, 2015

Tenho 35 anos e aprendi hoje a lançar o pião

Nunca tive um pião tradicional quando era miúdo. Não sei porquê. Talvez já não estivesse na moda, fosse coisa de pobre (por isso já não se viam tantos), algo reaccionário para a pobreza dos oitenta que se vivia com a esperança trazida com a primavera de Abril. É que não sei.
Sempre brinquei muito. No bairro, em casa, no quintal, na quinta dos meus tios, na casa e no pátio dos meus avós... Jamais soube lançar um pião.
Hoje a ser pai fui criança nos exemplos dos meus filhos. Aprendi a enrolar a guita e a rodopiar, sem pensar, largado da mão...
Felizmente não é preciso ter "muita guita" para ter um objecto de madeira destes. Custou-me 0'90€ viajar à minha infância e corrigir esta lacuna que aí estava, escondida, de tão envergonhada de não saber como rodopiar...

Sem comentários: