quarta-feira, dezembro 11, 2019

"Em Palermo não sejas palerma! Aproveita!" - Luis Leal (crónica inédita para a "Mais Alentejo", 2017)


-->

Nota: A seguinte crónica de viagem foi redigida em 2017 para a revista "Mais Alentejo" e nunca foi publicada. Havia várias fotografias para a ilustrarem, porém, não as encontro no arquivo. Fica este relato para quem o quiser ler.

Em Palermo não sejas palerma! Aproveita! (

A rota foi: Madrid, Roma, Palermo. Também se pode ir desde Lisboa, fazer escala na cidade da “Dolce Vita” e daí voar até à Sicília. Recém-aterrado no aeroporto de Palermo (confesso não ter levado os trabalhos de casa feitos, não pesquisei nada sobre a ilha que ia visitar, nem sobre a cidade onde me iria hospedar), demorei meia-hora a chegar ao centro da cidade, onde um hotel muito bem situado, sem A/C e no qual tinha de dormir com repelente para mosquitos, me esperava (a minha memória não reteve nome e, para retribuir a comichão causada, nem me vou esforçar por me lembrar).

Estava em Palermo graças a um projecto no qual participo há dois anos sobre “Desenvolvimento Sustentável” e isso possibilitou-me visitar a cidade e algumas zonas da Sicília, principalmente a parte oeste, pela mão de amigos orgulhosamente sicilianos. No entanto, qualquer visitante pode enriquecer a sua estadia simplesmente com a sua própria curiosidade, contudo, já que tive este privilégio e a possibilidade de partilhá-lo na “Mais Alentejo”, pode ser que a minha experiência desperte o interesse do caríssimo leitor. 

Esta ilha mediterrânea é uma região autónoma italiana com, mais ou menos, 25000 km², cuja capital, Palermo, se assume como a quinta maior cidade italiana, não chegando a um milhão de habitantes. Porém, tal como a UNESCO a inscreveu como Património da Humanidade, Palermo continua a “ser um exemplo de sincretismo sociocultural entre as culturas Ocidental, Islâmica e Bizantina na ilha que gerou novos conceitos de espaço, estrutura e decoração. Também testemunha a coexistência frutífera de pessoas de diferentes origens e religiões”. 

Para muitos, a Sicília remete-nos para o imaginário dos filmes do Francis Ford Coppola, para a pobreza emigrante de famílias exportadas para o Novo Mundo. Mas a possibilidade de ali estar, em pleno Mediterrâneo, enquanto provava iguarias locais (eis uma lista rápida: «aranchina, panelle, crocché, calzone fritto, panini con milza”, finalizando com “brioche con gelato”) e falava com gente da terra, uma terra tão latina como as minhas, tornou-se numa experiência inolvidável.

Tal como o final de tarde na companhia de Carmen e Antonio, antes de contemplarmos a paisagem palermitana, a cantarem Fabrizio de André, enquanto no ar vigorava a fragância a “zagara”, nome italiano que se dá à flor de laranjeira. Uma avenida com este cheiro em plena Primavera é um convite a um passeio a pé e à boa conversa, como a que tive com o poeta Antonio Maggio, ao explicar-me que ser “Di Maggio” (de Maio) é um privilégio formal herdado da 1ª Guerra Mundial, quando alguns homens ganharam este apelido graças à coragem e à bravura em combate.

Quando o vento sopra cor de terra vem de África e chama-se “Scirocco”. Alguns dias, enquanto lá estive, soprou forte e deixou rasto na minha pele e cabelos. Foi o momento em que o Mediterrâneo tentou ser mais forte que a violência atlântica que me corre nas veias. Apesar de não lhe ser indiferente, não foi possível esta intrusão marítima. Como é sabido, a grande diferença entre mares e oceanos nada tem a ver com dimensão de ambos. Sim com marés. Num mar, a maré quase não se nota, porém num oceano pode atingir níveis de autêntica devastação ou afastamento. 

Ser o timoneiro dum veleiro por momentos, durante um passeio pela costa de Palermo, foi o exemplo irónico dum alentejano navegador que, quase em saber nadar, parte em conquista do mar. O exemplo pouco se adapta à minha pessoa, pois sei nadar relativamente bem, e não sou navegador como muitos dos meus antepassados que se foram embora, partiram e mantiveram a esperança de correr o mundo inteiro. Navegar neste mar, foi uma ocasião repleta de emoções. Primeiro, a de ser o homem do leme, esse que nasce do fundo do ser, e, depois, à volta, quando nos apercebemos de não sermos capazes de chegar ao destino, o reflexo da tristeza, a fraternidade de saber do sofrimento do outro e ver, na nossa incapacidade de resgatar os náufragos, o rosto dos nossos seres queridos. Assim foi o meu Mediterrâneo, o entusiasmo inicial afogado num cemitério aquático. A surdez do grito rebentou-me os tímpanos...

Mudando de assunto, há um ritmo italiano e um ritmo siciliano. É a base do nosso ritmo latino sem as especificidades ibéricas, mas, mesmo assim, não sendo eu compassado pelos ritmos do Norte, tive dificuldade em adaptar-me aos vinte minutos transformados em duas horas ou à frenética condução automóvel alérgica ao cinto de segurança e indiferente a passadeiras. Cada povo tem o seu ritmo vital e o da Sicília é originalíssimo! Foram tantos os momentos em que me lembrei das latitudes do meu Alentejo. O azeite, o vinho, o pão, o bem-receber personificado no abraço do Salvatore que me explicou o porquê de cada nome, cada prato, cada sabor.

Tal como na nossa região, há um léxico de padrinhos e afilhados, porém, esta herança de envilecimento familiar, não é coisa nossa. Falar sobre a máfia, a “Cosa Nostra”, negada pelos habitantes durante tanto tempo, já é possível. Explicou-mo uma simpática guia turística, que, com coragem siciliana, assumiu como a sombra da máfia eclipsa muita da luz desta região. Apesar de muito ter mudado desde a morte de Falcone (o juiz principal na conhecida “Operação Mãos Limpas”, assassinado em 1992, juntamente com sua esposa e os seus guarda-costas), o espectro da máfia paira sobre esta sociedade. Há mais coragem por parte dos sicilianos graças a uns quantos mártires que ajudaram a assumir a existência de grupos criminosos organizados. Assumir é sempre o primeiro passo para resolver o que quer que seja. Admiro profundamente a coragem de quem se assume. Este povo fê-lo após anos de negação. O problema ainda existe, mas esta gente já se ri dele. Basta vermos a quantidade de merchandising e souvenirs a ridicularizarem todos aqueles que se querem ser os novos Vitos Corleones!

Tenho dificuldade em seguir e dar indicações turísticas. É verdade. Sou um bocado anárquico a fazer listas de monumentos para visitar, principalmente quando a minha atenção se dispersa com o prosaico do dia-a-dia dos habitantes dos locais que visito, porém vou fazer o esforço. O meu caríssimo leitor poderá ter interesse em conhecer, em Palermo e imediações, o complexo monumental “Árabe-Normando de Palermo e as Catedrais de Cefalu e Monreale”, elevado, em 2015, a Património Mundial, incluindo locais interessantíssimos como o Palácio Real e a Capela Palatina, a Catedral de Palermo, a Igreja de S. João dos Ermitas, a Igreja de Santa Maria do Almirante, conhecida como “Martorana”, a Igreja de S. Cataldo, o Palácio de Zisa e a Ponte do Almirante, a Catedral e Claustro de Cefalú ou a Catedral e Claustro de Monreale.

Como já tive oportunidade de mencionar, apenas conheci parte da zona oeste da ilha, a chamada “Sicilia Greca”. As restantes, “Sicilia Jonica”, “Sicilia Barroca” e “Sicilia Spagnola”, ficarão para quando a vida mo permitir. Contudo, por onde andei há muitíssimos locais a visitar e a desfrutar. Porque não um mergulho em Capo Galo? Em Isola delle Femmine? A fauna e a flora subaquática podem ser exploradas com qualquer empresa de mergulho certificada. O snorkeling também pode ser uma opção para quem não se sentir cómodo a maiores profundidades. Caso o mergulho e o mar não estejam nos planos, pode dar um passeio pela reserva natural de Trapani e Paceco. Aí pode agarrar nos binóculos e observar várias aves, com especial destaque para os flamingos, conhecer a flora autóctone, como o “Cynmorium coccineum”, cujo nome comum desconheço em português, usado para tingir paramentos papais. Ainda nesta reserva natural, preste atenção aos lagos salgados de Trapani e às suas salinas históricas, celebrizadas pelo geógrafo árabe Edrisi.

Ainda na parte grega, podemos dar um salto à cidade de Agrigento, cujos arredores viram nascer o Nobel Pirandello, e visitar o Vale dos Templos, onde se recomenda a visita ao Templo de Zeus Olímpico, o maior templo da ordem dórica jamais construído na área de influência da Grécia Antiga, porém não chegou a ser concluído. Tal como o nosso Mosteiro da Batalha e as suas Capelas Imperfeitas, ambos celebram uma batalha, neste caso a de Hímera, e ambos estão por terminar. A minha divagação não lhe permite nada mais em comum.

Como se diz na nossa terra, “o tempo passa a correr” e já estava a fazer a rota inversa: Palermo, Roma, Madrid. Sentado no avião que faria escala em Roma, escrevi uma nota pessoal no meu diário. Parece-me a adequada para me despedir, com estima, do leitor cuja paciência o trouxe até estas linhas finais:

“Apesar do cansaço palermitano, foi um privilégio vivê-lo no meio da sua gente. Voo sobre o mar da nossa civilização em direcção às penínsulas. Primeiro a bota que chutar-me-á para a jangada de pedra do José Saramago, essa península atracada, por uma corda bastante velha, à Europa.”. 



Sem comentários: