segunda-feira, maio 19, 2008

1ª CAMPANHA CLEAN UP THE ATLANTIC

No fim-de-semana de 30 de Maio a 1 de Junho, vai decorrer, em Cascais, a 1ª iniciativa do "Clean up the Atlantic"organizado pelo Grupo Ecológico de Cascais. Esta iniciativa é pioneira no Oceano Atlântico e terá início em Portugal, particularmente em Cascais.
No dia 30 de Maio, Sexta-Feira, a abertura da I CAMPANHA CLEAN UP THE ATLANTIC terá lugar na Praia da Cresmina (junto ao BAR) em presença do poder local e de entidades convidadas. Será uma acção de limpeza, recuperação dos ecossistemas (arranque de invasoras) e educação ambiental.
O concurso de limpeza subaquática decorrerá no dia 31 de Maio (Sábado) de manhã e é uma acção de sensibilização da Agência Cascais Atlântico inserida no vector de Valorização e Qualificação Ambiental - Combate à Poluição Marítima. Consiste na recolha subaquática de lixo que se encontre no fundo do mar, numa determinada zona marítima de Cascais, através da prática com mergulho com escafandro. O lixo de cada equipa será pesado, sendo oferecido um prémio à equipa que recolher maior peso de lixo.
Em terra, as acções serão coordenadas pelo GEC. Serão distribuídos sacos biodegradáveis/compostáveis da Campanha "Recolha de lixos no mar" que usarão para recolher lixo em diferentes zonas de Cascais durante todo o fim-de-semana. E serão efectuadas acções de limpeza de plantas infestantes nas praias do concelho.
No dia 1 de Junho pelas 14h, Domingo, encontro na Boca do Inferno para a maior acção de limpeza dos resíduos e recuperação dos ecossistemas.,
Objectivos das Acções - Alertar para a problemática da poluição marítima e todos os problemas dela resultantes
-Sensibilizar a opinião pública para a necessidade da limpeza do mar e da orla costeira
-Remover um número significativo de lixo no meio marinho
-Incentivar a prática de mergulho em Cascais;
- Recuperar os ecossistemas;
- Criar um movimento alargado


Parceiros - GRUPO ECOLÓGICO DE CASCAIS;
- Agência Cascais Atlântico
-Câmara Municipal de Cascais
- EMAC;
- ValorPneu:
- ExtreamDive;

Cronograma
Actividades de dia 30 de Maio e 1 de Junho - inscrições até 28 de Maio no GEC
Contactar gec@sapo.pt, Tel: 21 484 7136 ou TM: 93 3189627

Actividades de dia 31 de Maio
Inscrições e Logística - Até 28 de Maio
Actividade - 31 de Maio
Contactar: www.cascaisatlantico.org.

Regulamento Especifico para actividade de mergulho A área marinha a limpar estará delimitada, comprometendo-se os participantes a não passar esta área.
Qualquer equipa de mergulho deverá ser no mínimo um dupla.
Quaisquer grupos com mais de 4 elementos deverão ser divididos em subgrupos.
É obrigatório o uso de uma bóia sinalizadora por cada grupo.
O equipamento de mergulho é da responsabilidade de cada participante. É aconselhável o uso de balão de patamares (para ajudar a trazer o lixo para a superfície)
Existirão embarcações a apoiar a entrada e saída da água dos mergulhadores, bem como a transportar o lixo recolhido para terra.
Estará disponível uma equipa médica e uma ambulância pronta a actuar em caso de emergência
Os participantes deverão adoptar uma atitude responsável durante todo o evento. A Agência Cascais Atlântico ou qualquer outro membro da organização do evento não se responsabiliza por qualquer acidente que possa ocorrer devido a comportamentos irresponsáveis dos mergulhadores.
Deverão os participantes, informar a organização de qualquer objecto que, pelas suas dimensões e/ou peso não conseguem trazer para a superfície em segurança.
Será fornecida uma máquina fotográfica subaquática nos casos em que seja necessário confirmar/validar determinado objecto que pelas suas dimensões ou características, não é possível trazer para a superfície em segurança.
Localização A actividade decorrerá na Praia dos Pescadores, perto da Câmara Municipal de Cascais, numa área cuja profundidade não deverá ultrapassar os 5 metros
Participantes A recolha terrestre é uma actividade aberta a toda a gente, sem qualquer limite de idade. No caso da limpeza subaquática, os mergulhadores com escafandro deverão ser devidamente certificados, maiores de 18 anos e cumprir a legislação em vigor.

Programa dia 31 (Sábado) - Limpeza subaquática 10:00- Ponto de encontro na praia dos Pescadores
10:30-Inicio da Recolha
12:00- Pesagem dos lixos
13:30 - Cocktail na Praia dos Pescadores
Entrega dos prémios e certificados

Prémios da Limpeza Subaquática À equipa que recolher maior quantidade de lixo será oferecido material subaquático no valor de 500 euros.
Caso sejam considerados quantidades iguais por várias equipas, o prémio será repartido pelos vários vencedores.
Serão sorteados, entre todos os participantes, pequenos brindes e ofertas, independentemente da quantidade de lixo recolhida.
A todos os participantes será entregue um certificado de participação.


1 comentário:

Anónimo disse...

This is a nice blog. I like it!