terça-feira, maio 20, 2008

“O que é isso do Mirandês?”

Eu estudei-o como um dialecto mas, segundo as últimas informações, já é considerado uma língua (ou será mais uma teoria linguística de uma vertente diferente à que tive acesso). E perguntam vocês, “o que é isso do Mirandês?”

"A língua mirandesa é um dialecto do asturiano. Língua românica falada no Norte da Península Ibérica. É falada em Terra de Miranda (Portugal), por quinze mil pessoas nas aldeias do concelho de Miranda do Douro e de três aldeias do concelho de Vimioso, num espaço de 484 km², estendendo-se a sua influência por outras aldeias dos concelhos de Vimioso, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

O mirandês tem três dialectos (mirandês central ou normal, mirandês setentrional ou raiano, mirandês meridional ou sendinês) e a maioria dos seus falantes são bilingues ou trilingues, pois falam o mirandês, o português e o castelhano".

Eis uma excelente sugestão para um passeio! E já agora, uma vez que se fala de elevar a raia a património da humanidade, porque não fazer o mesmo com o Mirandês e o Barranquenho?

1 comentário:

Anónimo disse...

Thanks to the blog owner. What a blog! nice idea.