sexta-feira, junho 28, 2013

Custa-me adormecer...

33. Esse é o número que marca o meu bilhete de identidade. Fi-los no dia 2 de maio e já conto com 33. 33 em 2013. Impar como 7. Sete anos que estive em Valencia de Alcántara. 7 anos impares, sem comparação em quase tudo o que fiz nestes 33 anos.

Heirich Harrer, começou o seu livro “Sete anos no Tibete” com: “Em fins de agosto de 1939 havíamos completado o nosso reconhecimento”. Podê-lo-ia parafrasear mudando apenas o ano, para 2006, e levar-me-ia a esse reconhecimento que fiz acompanhado do meu pai após ter aprovado nas “oposiciones” e saber que esse ia ser o meu destino laboral.

A Valencia cheguei solteiro e com o tornozelo direito como Deus o pôs no mundo. Sete anos depois deixo esta terra, esta escola secundária, casado, com um filho, e com um tornozelo operado, cicatrizado e a marca evidente que Valencia de Alcántara, as suas pessoas, o que lá aprendi, o que lá vivi, passará ficando para sempre.

Sinto que esta localidade, que em 2006 só conhecia do mapa, é também a minha terra, que o Loustau-Valverde é a minha escola, o que fizera antes foi um mero tirocínio, e que aqui ganho o reconhecimento profissional e humano que talvez nunca terei em outro sítio.

Hoje, agora, não sou capaz de dormir. Estou feliz. Vaziamente Feliz. Há que começar de novo. Outro sítio, novas pessoas, novos desafios. Como diz o Michel: "todas as mudanças são sempre para melhor"! Mais perto (e mais longe) de casa. Quero acreditar que mais perto...

Amanhã ficará a 100km (ou 200, depende de onde me “ubique”), a duas horas diárias, dez semanais, façam as contas para as mensais, esta linda terra que é vigiada, bem no alto, por Marvão. 

No meu íntimo fica a esperança que Valencia de Alcántara volte a ser a 3ª cidade da Extremadura, que o Loustau-Valverde seja esse grande instituto de grande património humano, que todos continuem a ser importantes e determinantes para esse património. Que a alegria no trabalho não falte e o abraço reconfortante abunde. 

Somos humanos, fracos como a carne que nos compõe, mas somos professores dignos dessa profissão. Tratemos e sejamos tratados com respeito. Exijamos isso, nem que seja no nosso íntimo, pois merecemo-lo. É isso que compõe e faz a essência do IES Loustau-Valverde…

2 comentários:

Jose Manuel disse...

El loustau-valverde está vacío. Septiembre 2013. Las aulas están llenas de alumnos, los pasillos , los patios,... Los profesores están en su sitio. Los conserjes, los administrativos, todos llenan el instituto. Sin embargo, está vacío, completamente vacío. Falta luis leal.

Luis Leal disse...

Me harás mucha falta buen amigo. Tus risas me acompañarán en mi nuevo destino. Ese es el gran legado del gran José Manuel: "take a look at the bright side of life!".
Buen viaje a Aveiro.