segunda-feira, junho 24, 2013

Juntos seguiremos derribando muchas murallas...

Ao José Manuel Corchero Cerrón...

Todos os super-heróis têm o seu companheiro de aventuras, na linguagem dos “comics” do género, o “sidekick”. O Capitão América tem o Bucky Barnes, o Batman tem o Robim, o Hulk tem-se a si próprio mais calmo na forma do Bruce Banner e tantíssimos mais poderíamos encontrar por esse universo fora.

O José Manuel é o meu “sidekick”, não somos super-heróis, somos mais o género dos dois velhos rezingões dos “Marretas”.
Para quem não o conhece, o José é, à primeira impressão, um erudito, um historiador, um linguista (é-o de verdade!), mas com uma vocação oculta que ainda o faz maior (e ele tem 1’90m!): é a pessoa que eu conheço com o melhor, e mais refinado, sentido de humor!

O José que se dedica de vida e alma à docência, ao estudo da arte e da história, poderia e deveria tentar a sua sorte no mundo da literatura de humor, pois tenho a certeza absoluta que triunfaria. Os Monty Phyton poderiam perfeitamente recrutá-lo quer para actor, quer para guionista! O John Cleese a seu lado é um menino do coro!

Outra coisa que poucos sabem é que eu tenho uma “lista negra” para as coisas más que o José Manuel me faz (ou fez) com frequência. Nessa lista constam coisas como meter-se comigo devido à minha nacionalidade (apesar de ele ser mais português que eu!), de meter-se comigo por não ser guloso, por telefonar-me e acordar-me de madrugada, por não apresentar-se a exames quando está mais que preparado, por faltar-me no meu casamento e uma lista infinita de “agrávios” como ele diz.

Apesar da lista ser longa, e de certeza que vou continuar a escrever mais coisas más nela, há algo que nunca poderei apontar: a ausência da sua amizade.

O José Manuel é, em si mesmo, algo que ele tanto gosta de estudar: Património. É Património Humano, justo, digno, simples e grandioso. Uma pirâmide, um Machu Pichu, uma muralha da China ou de Valencia de Alcántara que o tempo não pode derrubar por ser intangível.

Ainda não é património da UNESCO (sê-lo-á de certeza), mas é parte do meu património e isso está noutra coluna da lista (que não é negra!) e isso nunca se irá apagar!

P.S. O que é que eu te disse? Tarda mas sempre aparece. A nossa foto com a pizza de anchovas horríveis nas "Casiñas"! (A Elsa, tu, a Nines, o Javi, a Belén, a Mª América e o Alfonso em Setembro de 2006)

Sem comentários: