segunda-feira, abril 16, 2018

Elogio

Não sei se é ou não um reflexo do momento que vivemos, mas fiquei bastante apreensivo quando ouvi vários jovens dizerem que desconhecem a palavra elogio. Lá pacientemente explicou a adulta de serviço ser um substantivo usado para mencionar coisas boas, positivas, sobre algo ou alguém. Fez-se um ah de assentimento e continuou-se o inquérito sobre violência na sociedade espanhola.
Eu fiquei por esta nota e por um breve comentário em forma da questão à adulta de serviço, por certo, socióloga ou antropóloga de formação:

- Talvez o facto de tantos jovens, submersos em «likes» de rede sociais, não saberem o que significa um elogio na sua língua também seja algo interessante para estudar?

A jovem socióloga, ou antropóloga, apenas me disse:

- Elogio perguntam-me muitas vezes, mas endividar-se perguntam-me sempre. Não falha!

Acho que não devo elogios a estas novas gerações. Faço-o com sinceridade e frequentemente. Porém, já é tempo de assumirem que também devem elogiar quem cuida o seu futuro... e serem um pouco mais amáveis. Foi-me para aí a pena...

Sem comentários: