quarta-feira, outubro 16, 2019

O fácil não se encontra facilmente...

Com as devidas distâncias, e com um profundo respeito por vidas verdadeiramente difíceis, tenho a certeza que a palavra fácil não domina a maior parte da minha existência. Sei-o porque todas as minhas pequenas "vitórias",  esses logros úteis ou inúteis, sempre foram alagadas a suor. Não vou por ideologias capitalistas de "self-made man", onde tudo pesa na vontade do indivíduo que sobressai no colectivo. Parece-me que um homem feito por ele próprio é uma falácia, pois, com mais ou menos auxílio (a não ser que um gajo seja ermita...), há sempre alguém que nos dá a mão, ou para um cumprimento ou para fazer esses negócios de milhões como muitos gostam de se gabar.
Principalmente através do exemplo e da confiança, tenho tido o privilégio de encontrar-me com gente generosa, tenho tido a sorte de me terem ensinado a suar, a não ficar parado à espera que as coisas apareçam feitas ou, como mau crente que sou, me caiam do céu. Como eles, não me resta outra opção do que continuar a contar com as minhas glândulas sudoríparas.

Sem comentários: