sábado, outubro 19, 2019

Schweizer Hof Hotel (Manuel António Pina)



Recordamos hoje Manuel António Pina, que faleceu a 19 de outubro de 2012. Um de tantos poemas que lemos e relemos...


Schweizer Hof Hotel

Já aqui estive, já fiz esta viagem,
e estive neste bar neste momento
e escrevi isto diante deste espelho
e da minha imagem diante da minha imagem.

Não mudou nada, nem eu próprio; a mão
escreve os mesmos versos no papel obscuro.
Que aconteceu então fora de tudo?
De que esquecimento se lembra o coração?

Algum passado, alguma ausência,
se passam talvez a meu lado,
talvez tudo exista exilado
de alguma verdadeira existência.

E eu, os versos, o bar, o espelho,
sejamos só imagens noutro espelho
diante de algum Deus em cujo lasso
olhar se fundem outro e mesmo, tempo e espaço.

Manuel António Pina


Um sítio onde pousar a cabeça (1991)


Sem comentários: