domingo, fevereiro 19, 2017

"Foi-se embora para Lisboa", o Mestre Joaquim Soares...

É com profunda tristeza que me chega de Évora a notícia do adeus ao Mestre Joaquim Soares. Tenho a voz embargada, como fiquei as poucas vezes que com ele cantei, pela beleza do “cante”, a fidelidade à terra e o reconhecimento ao homem. 

No “Cancioneiro Popular Alentejano”, na moda “Vou-me embora p’ra Lisboa”, os últimos dois versos são “Chora por mim, que eu choro por ti / Já deixei o Alentejo”. Foi um privilégio tê-lo conhecido. Jamais esquecerei o seu canto e sei que, apesar de hoje se chorar uma travessia do Tejo definitiva, a sua memória continuará a celebrar o património da nossa terra, do nosso Alentejo.

Mestre Joaquim, por onde quer que andemos, o nosso cantar fará sempre pontes…

Sem comentários: