sexta-feira, fevereiro 03, 2017

Kunta Kimte

Remake duma série marcante do passado, "Roots". O homem negro sempre teve a sua existência marcada pelo horror do esclavagismo. O miserável branco via-se superior mesmo sendo explorado pelo senhor ainda mais branco e de sangue a pensar-se azul. Ainda hoje é assim e há quem queira regressar a estas raízes de escravidão e de bons negócios negreiros para os portugueses, esse exemplo do miserável branco que, atascado no atoleiro, olha de soslaio para quem está quase submerso.
Lembro-me da cor da Paula quando éramos crianças, da presença retornada e da primeira geração do ex-império a procurar melhor sorte na metrópole. 
Só se olha à cor se nos ensinarem, e mentirem, que há cores melhores que outras. Num bairro de gente humilde, gente trabalhadora, herdeiros das vítimas do servilismo ao latifúndio, ninguém nos ensinou diferenças. Éramos crianças. Apenas crianças.
Preto e branco são adjetivos que não interessam à pureza da infância, ao verdadeiro coração onde habita a bondade e o justo. A Paula e eu fomos cruzados numa capelinha duma Senhora da Saúde. Somos preto e branco. Somos ricos e partilhamos a nossa riqueza com quem vier por bem. Talvez ainda sejamos cruzados apesar de já não encontrarmos a insígnia na lapela com a qual a irmã Lídia nos investiu nas tardes de catequese. Somos esse anúncio da Benetton que não vende roupa mas nos emoldura os afectos.

Sem comentários: