sexta-feira, agosto 04, 2006

La Valise en Carton


Linda de Suza foi uma das mais reconhecidas cantoras portuguesas em França. Tendo fugido das dificuldades económicas e opressivas de um Portugal fascista, percorreu a fronteira "a salto" e, através da sua coragem, transformou-se num importante símbolo da comunidade portuguesa imigrante em França.
A sua chegada a França, com uma criança dos braços, e falta de dinheiro, dificilmente faziam antever que, poucos anos depois, através da voz melodiosa e melancólica, Linda de Suza esgotava plateias sucessivas no Olympia de Paris e conquistava milhares de admiradores que atribuíram à sua discografia imensos galardões de ouro e platina. Amada pelos franceses, chegou mesmo a ser chamada Amália de França por uns, ou Linda Portuguesa por outros (no entanto, hoje insere-se, perfeitamente, num tipo de música ligeira portuguesa denominado "pimba"). O facto é que nunca negou as suas origens, mantendo nas letras das canções a história da sua vida e características do seu país natal.
Publicou um romance biográfico intitulado “A Mala de Cartão”, que deu origem a uma mini-série nos anos 80, com Irene Papas e Raúl Solnado, e deu a conhecer ao mundo a sua história e um olhar peculiar sobre a emigração portuguesa para terras gaulesas.

Sem comentários: