domingo, agosto 06, 2006

A motivação do conhecimento


Nos bancos da escola aprendemos as mais diversas matérias sobre os mais variados assuntos. Nem todos eles são do nosso inteiro interesse, mas a motivação faz maravilhas, e mesmo os mais alienados alunos aprendem os conteúdos de forma facilitada.
È então esta a razão pela qual existem as benditas visitas de estudo, onde toda a gente se mete num autocarro e vai a vomitar o caminho todo até ao ansiado destino em Carqueijas de Sº. Eulália.

Com o avançar da idade, a cultura torna-se imprescindível, e o desejo de conhecer um pouco mais do nosso país é evidente.
A história deixa de ser um longo rol de datas e passa a ser a nossa pátria e as nossas origens que teimamos a conhecer com orgulho.

Desta forma, vou tentar ensinar-vos um pouco mais das nossas raízes.


Há algum tempo, peguei no carro e fui até ao famigerado convento de Cristo em Tomar em busca da história do meu país, da sua génese, no fundo da minha identidade.
A visão era linda, deslumbrante, um edifício descomunal erguia-se na minha frente e a minha motivação era agora maior que nunca.
Olhei, aproximei-me e vi! Vi com toda a clareza! “Visitas 4.50 Euros”.
Paguei. Nove euros (ia com a minha cara metade).
“A visita não é guiada. O guia (de papel, um desdobrável) é mais um Euro…”.

Mais tarde passei por Constância, bonita vila ligada a Camões. Possui um belo jardim onde junto de cada planta está colocado um verso de Luíz Vaz de Camões. – 1 Euro a entrada!

No Mosteiro da Batalha foi a mesma visão. Deslumbrante! Magnifica! Descomunal! 4.50 Euros por pessoa!
Eu pago impostos, não devo nada a ninguém. Quero conhecer o meu país e só o que obtenho é: “são 4.50 Euros. A visita não é guiada.”
Assim não Há motivação que Aguente!!!!

1 comentário:

Luis Leal disse...

Se te serve de consolo a visita à capela dos ossos de Évora, símbolo internacional da decadência eborense, custa apenas 50 cêntimos e é uma alegria ver aquilo que denomino de Paraíso dos Cães! Um abraço! Já cá fazia falta um dos teus posts!