sexta-feira, dezembro 01, 2006

El Gaucho (Énio, onde andas?)


Com argumento de Hugo Pratt, após da publicação de a notável bd "Um Verão Índio", Manara retoma a parceria em "El Gaucho". A história, verosímil como é apanágio das pesquisas exaustivas de Pratt, dilui-se num traço repleto de erotismo em que a mulher é retratada, quase, digo eu que não tenho conhecimentos técnicos a este nível, à boa maneira do renascimento.
Uma obra cujo argumento nos faz querer saber um pouco mais sobre a história da Argentina, Espanha e Reino Unido neste período marcante do século XVIII. A destacar a multiculturalidade desta obra, em que valores interessantes e experiências marcantes ecoam de personagens com origens tão distintas como Irlanda, Escócia, Inglaterra, Espanha, Argentina, Paraguai...
Ao ler e a fruir as imagens, recordava-me com frequência do meu amigo "gaucho" Énio que tanto me despertou a curiosidade destas fronteiras e realidades que ele tão bem conhece... como diz um compatriota seu: "Aquele Abraço".

Sem comentários: