quinta-feira, dezembro 21, 2006

Feliz Natal (E já agora, o que é o Natal para vocês?)


O Natal está a chegar!
O que é o Natal para vocês? Expliquem-me…
O Natal para mim…
O Natal para mim, tirem-lhe todo o simbolismo religioso que o rodeia, deixem ficar apenas os valores, família, reunião, amor, amizade, carinho, convívio…
Esse é o meu Natal…por isto gosto desta data!
Acho que nunca vi o Natal de forma religiosa, orando a Deus, lembrando a data como o nascimento de Cristo, o Natal para mim é uma data apenas a ser lembrada, onde o espírito que reina entre todos é de paz, onde as guerras são suspensas, onde os desfavorecidos são lembrados em inúmeras campanhas, onde num sorriso de uma criança vemos uma luz de esperança…o Natal é magia!
E durante o ano? Onde está essa magia?
Quais são os valores que fazemos questão de lembrar na época natalícia e que durante o ano os deixamos de lado?
A família…rodeado pelos laços de sangue que nos unem, numa noite sentados lado a lado com pessoas que durante o ano, talvez nos evitem e nós as evitemos também!
Os amigos…será que durante o ano nos lembramos deles de forma tão especial e apaziguadora? Ou especialmente nesta data nos lembramos deles, mandamos uma mensagem, porque fica sempre bem, quando o último contacto que tivemos com eles foi precisamente há um ano atrás!
As guerras…Porque param tal atrocidade durante umas horas e não a param para sempre? Provavelmente pedem perdão a Deus por terem morto um inimigo, mas duas horas depois regressam ao campo de batalha, para mais um banho de sangue! É assim o Natal?
Campanhas a favor dos desfavorecidos…Especialmente nesta data, hoje mesmo à entrada do shopping, “Defendam esta causa…”, e durante o ano? Não há causas?
Não olhemos o Natal assim, existem valores que devemos transportar connosco, na nossa bagagem que não pesa, e usá-los no nosso dia a dia, 365 dias por ano!
De que adianta, ajudar o próximo porque estamos em ambiente Natalício e durante o ano nem sequer nos lembramos deles? De que adianta lembrar um amigo nesta data, se quando ele precisou mais de nós, não estávamos ao seu lado? De que vale parar uma guerra durante umas horas, se uma criança mal tempo tem para limpar as lágrimas e preparar-se para fugir das balas durante o ano inteiro?
De que vale proferir a palavra Natal, associar todos estes valores, se não os pomos em prática durante o ano?
Pensem nisto…
O que é o Natal para vocês?

2 comentários:

Luis Leal disse...

De facto, esta efeméride assume um estatuto de pergunta retórica, pairando no do relativismo qualquer tentativa de resposta...
Todavia, na minha mundivisão, penso que há que tirar sempre algo de positivo das coisas menos boas, neste caso da hipócrisia que rodeia esta época do ano. Na imperfeição deste mundo, egoísta e materialista, amnésico da sua história, prefiro um mundo que é solidário uma vez por ano, nem que seja por aparência (como acontece com muita gente do dito Jet7), do que nunca.
Já que é assim, eu, imperfeito e humano, tento marcar a diferença com a dita atitude de consciência dos 365 dias. Como nós há muitos e talvez sejam esses os que providenciam os verdadeiros milagres do Natal...

Ricardo Barbosa Paredes disse...

Como eu já tinha referido num comentário o Natal não passa de uma festa pagã para comemorar o ressurgimento da vida depois do solestício de Inverno. Antigamente, muito tempo antes de cristo ter nascido, os pagãos comemoravam o adeus ao dia mais pequeno do ano e brindavam o início do crescimento dos dias. Começa por aí o Natal, Navidad, Christmas, Nöel...O que aconteceu foi que a igreja católica adoptou essa festa ao nascimento de Cristo. Como também já tinha referido Cristo não nasceu nesta data. julga-se até que nasceu no Verão. Bem o Natal como disse é o renovar de um ciclo solar, em termos históricos. Depois o Natal passou a ser a solidariedade, até aos tempos da globalização em que o Natal passou a ser a imagem do velho de barbas brancas da coca-cola. O São-Nicolau foi, de facto, um santo que distribuía presentes pelos mais pobres. A imagem dele também não me parece que seja de fato vermelho nem com duendes ao lado. Hoje em dia com o consumismo a dar as suas cartas o Natal passa a ser o Natal dos reis Magos, o Natal das prendas. Como também referi mais vale adoptar a tradição espanhola e só abrir os presentes nos reis. Fica aqui o meu ponto de vista sobre o Natal...Para alguns umas férias para outros sofrimento da solidão e para outros solidariedade e amizade!
Abraços!