terça-feira, dezembro 19, 2006

Os "POW" portugueses... na Índia

O que é o conceito inglês "POW"? Muitos de vós sabeis que é o acrónimo de "prisioners of war". E a que propósito vem este acrónimo ligado aos portugueses e à Índia?
Simples e esquecido pela história. No final dos anos 60, Portugal estava embrenhado naquilo que ficou conhecido como a guerra colonial e, na óptica de defesa dos territórios, havia militares portugueses espalhados pelos vários pontos de "pseudo-império", Goa, Damão e Diu, incluídas, apesar de apenas pensarmos, regra geral, que o conflito se resumiu a territórios em África.
Aquando da tomada dos territórios por parte da União Indiana, os militares portugueses ficaram detidos em campos de prisioneiros, com arame farpado à volta, por mais de 5 meses. Poder-se-á pensar que o problema era do lado da União, no entanto, estes jovens soldados portugueses estavam presos devido à falta de iniciativa por parte do governo de Lisboa que, inclusive, proibiu o repatriamento.
Muitos destes soldados voltaram à metrópole como proscritos, pois presenciaram o inevitável numa altura em que a propaganda colonialista não podia ser contradita.
Muito mais há a dizer sobre este assunto, e, principalmente, fazer justiça histórica para com os mortos e sobreviventes, como foi a tentativa do documentário ontem emitido na 2.
Em 2000, o então ministro da defesa português, continua a desmentir o passado e hoje caminha-se para o esquecimento. É assim a história recente portuguesa.

Sem comentários: