segunda-feira, dezembro 04, 2006

"Lord of War" - Como vemos as armas?

Este fim-de-semana vi um filme protagonizado por um dos actores mais credíveis de Hollywood (Nicholas Cage) e nem sequer imaginava o conteúdo do post do meu amigo pacence Javier Figueiredo (http://javierfigueiredo.blogspot.com) , que subscrevo na íntegra. De facto, as ditas armas ligeiras matam mais e, provavelmente, serão um problema mais difícil de resolver do que as apelidadas "nukes" (armas nucleares). Note-se, no genérico de abertura o genial, e verdadeiro, trajecto de uma bala, como só a sétima arte consegue retratar.
Este problema não aflige só o terceiro mundo, as suas guerras civis e favelas, atinge todos os seres humanos. Eu tenho uma posição muito peculiar no que diz respeito a este assunto, acredito que todos (cidadãos responsáveis e com estrutura mental) devem saber o que faz uma arma de fogo, inclusive, sob supervisão de alguém credível e especializado, fazer um disparo, para que, de uma vez por todas, acabemos com esse fascínio mórbido e aprendamos a respeitar uma arma e a desprezar os efeitos (a todos os níveis) que pode ter numa pessoa.
Esta postura é discutível, falível, principalmente quando nos lembramos de situações mediáticas como “Columbine”, mas, em Portugal, há 3 anos, uma mãe deu um revólver a uma criança para que esta comesse a sopa. Resultado: uma mãe, com estrutura mental duvidosa, baleada pelo próprio filho. Fruto do quê? Aqui não há guerras civis, há ignorância, violência gratuita influenciada pelos media desta sociedade, e, algo que pode ser muito perigoso nos mais novos, sujeitos a todos os tipos de influência: "curiosity killed the cat". Isto aplica-se a crianças e a crianças mais velhas, mais difíceis de controlar, que dão pelo nome de adultos.
Por mim, erradicava esses objectos da face da terra, mas enquanto não é possível talvez o melhor é aprendermos a respeitar esse objecto que não sabemos controlar. Quando conhecemos o inimigo conseguimos proteger-nos melhor, mesmo assim, nem sempre.

1 comentário:

Puntos de vista y ... nada más disse...

As armas são um aditamento artificial do HOMEM que não quer (ou não sabe) usar a razão e procura a defesa como o veado com os chifres ou o porco-espinho com os espinhos. Se o ser humano não tem uma fisionomia especial para se defender é porque a evolução levou a usar o diálogo para resolver conflitos. Cada vez que um ser humano utiliza armas está a dar um passo atrás na evolução das espécies.

Be human, my friend (Bruce Lee).