quarta-feira, março 22, 2017

"Despojos de Alexandria" dedicado à Sala Públia Hortênsia da Biblioteca Municipal de Elvas

Perante o óbvio da necessidade de reconhecimento diário e não duma efeméride, como é o caso dos dias dos pais, dos avós, da mulher, da poesia, etc., sempre penso nos níveis gerais de atenção dos miúdos, isto é, entre 15 a 25 minutos. No caso da humanidade passa-se o mesmo, mas com dias, anos, até mesmo séculos.  Esse é o motivo porque não me indigno nem polemizo. Alguns dias dou por eles e outros, como tanta coisa, passam-me ao lado.


No caso do “Dia da Poesia”, efeméride de ontem, não lhe dediquei muita atenção, porém tive o privilégio de, previamente, poder colaborar na sua celebração através duma instituição amiga, fundamental nesta “rai(y)a” como é a Biblioteca Pública de Elvas. Ali tenho duas coisas que me fascinam. Um espólio riquíssimo de serviço público e uma sala, como a “Públia Hortência” (à qual dedico este “Despojos de Alexandria”), que me fazem dar razão a Borges: “Siempre imaginé que el Paraíso sería algún tipo de biblioteca.”. 


Sem comentários: