terça-feira, setembro 19, 2017

Sistemas e Saladas

Todos os sistemas têm funcionamentos peculiares. Inserimo-nos em vários ao longo da vida e essas peculiaridades determinam vários momentos e etapas dessa mesma existência. Pessoalmente, não sou capaz de enumerar pelos vários sistemas pelos quais passei e por aonde ainda me detenho, porém há um que determina a minha vida laboral, cuja cegueira é digna de vários ensaios.
Não tenho tempo, nem paciência para entrar em considerações, que me mal-interpretariam como ultra-liberal, sobre a redundante função do sistema público. Nem farei o mesmo sobre as chefias, os cargos funcionais acima dos funcionários públicos, nem dos cargos políticos eleitos pelos cidadãos fartos dos sistemas que fazem o mundo avançar seguro, unicamente, de cegueira.
Dir-me-ão, com bastante razão, que azeite não se mistura com água, que a verdade ao de cima sempre vem. Pode até ser verdade, mas pouco me serve para temperar uma salada que me servem e já me começa a saber mal. Resta-me a certeza que as saladas, tal como os sistemas, serem algo meio impositivo. A primeira, se queres ter uma boa saúde, tens de comê-la. O segundo, se queres ser "alguém", tens de nele te inserir.

Sem comentários: