terça-feira, outubro 24, 2017

"SH'MA"

Penso que "SH'MA" significa "escuta", se a minha memória, do pouquíssimo hebreu que sei, não me engana. Éramos putos num Festival da Canção Jovem do Catolicismo e cantávamos versos ingénuos mas de uma pureza que, tal como esta fotografia, está lá bem no fundo do baú. 
Esforço-me por recordar a canção, o seu nome, e só me sai:

"No entanto, surgiste tu
com esse teu olhar materno,
com o teu grande coração
a dizer confia em mim
e terás o mundo na mão".

O mundo na mão nunca tivemos. Nunca tive. Tínhamos fé numa padroeira de Portugal. Tinha fé num olhar materno, cuja única realidade orgulhava o da minha mãe. Lembro-me de ter cantado e de ter tido essa sensação. Porém, tal qual a nossa actuação de então, tenho o microfone trocado e espero que ninguém ouça a minha desafinação ou, se alguém a ouve, me perdoe. Ausente a fé maternal, continuo sem más intenções e orgulhoso de ter feito parte de um colectivo de jovens que se atreveu a tentar que os escutassem...   

Sem comentários: